Advocacia 4.0

Como preparar seu escritório para a advocacia 4.0?

Não é nenhum segredo que o mercado jurídico tem amadurecido quando o assunto é tecnologia. Talvez esse seja um dos maiores passos dados para a advocacia 4.0. Basta olhar para o radar das lawtechs e legaltech, da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), que você perceberá como cresceu o número de empresas de tecnologia que fornecem serviços para o mercado jurídico.

Diante de um desenvolvimento crescente de tecnologia no mercado jurídico, atender ao novo modelo de consumidor da maneira que ele deseja, tornou-se o principal desafio dos escritórios de advocacia e isso acaba sendo uma barreira para adentrar na advocacia 4.0!

O modelo de negócio dos escritórios de advocacia passa a ser impactado pela grande onda da transformação digital, que já se inseriu em diversos outros mercados e que está chegando com muita força na advocacia.

Se adaptar se tornou um mantra essencial para os escritórios que desejam fazer parte da advocacia 4.0 e, mais do que isso, fazer parte do futuro do mercado!

Não precisa se assustar, o advogado continua sendo importante e não será engolido por inteligência artificial, machine learning e outros nomes técnicos que andam dizendo por aí.

É importante ressaltar que o advogado executor de atividades repetitivas e que mal usa o seu potencial cognitivo, esse sim, irá, de fato, ser extinto.

Para se manter forte e fazer parte de um mundo cada vez mais conectado, com trocas de informações em apenas alguns cliques, os escritórios de advocacia precisam entender que o consumidor de serviços jurídicos será o agente que indica as novas regras!

Levantamos algumas dicas que consideramos essenciais para preparar o seu escritório para a advocacia 4.0 e largar na frente nesse novo momento do mercado jurídico. Confira!

4 formas de preparar seu escritório para a advocacia 4.0

Aposte na combinação de pessoas e tecnologia

Muitos escritórios de advocacia que vão ao mercado em busca de ferramentas para melhorar seus processos, esquecem que uma andorinha só não faz verão!

Tecnologia é essencial para aumentar performance e melhorar a administração do escritório, mas é importante ressaltar que ela é uma ferramenta e precisa de pessoas para utilizá-la.

Os escritórios que não souberem como implementar essa combinação de tecnologia e pessoas no seu dia a dia, certamente não obterá tanto êxito e isso implicará em uma desvantagem competitiva de mercado em relação aos outros escritórios.

Utilize a tecnologia para eliminar trabalhos repetitivos e que tomam tempo da sua equipe. Existem uma série de plataformas e softwares jurídicos que automatizam tarefas com bastante cuidado e atenção.

Na Advocacia 4.0, os escritórios e departamentos jurídicos que mais se destacam são aqueles que possuem pessoas altamente capacitadas para pensar estrategicamente nas principais frentes de atuação do negócio e que utilizam a tecnologia para realizar as tarefas repetitivas.

Intimidade com dados é fundamental na advocacia 4.0

Sempre se exigiu do advogado uma grande capacidade de interpretação dos fatos. Na advocacia 4.0 isso se torna ainda mais essencial, além de ser elevado a um novo patamar, que é entender o mínimo de estatística.

As plataformas jurídicas computam toda ação que ocorre internamente. Isso proporciona aos escritórios informação em tempo real, o que garante agilidade na hora de apurar fatos e, principalmente, tomar decisões.

Para se manter um advogado relevante e agregar valor real ao escritório que representa, é necessário atualizar-se e buscar fontes de conhecimentos ligada a ciência de dados, conceito de programação e analytics.

Um advogado que entende o que os números querem dizer e consegue transmitir de forma clara essa interpretação para o mercado, certamente será destaque na advocacia 4.0!

Novo modelo de gestão para escritórios de advocacia

Novos modelos e metodologias de gestão surgem constantemente no cenário atual. Isso revela o quanto o mercado jurídico ficou parado no tempo.

Mas podemos respirar tranquilos porque os escritórios de advocacia que estão surgindo no cenário da advocacia 4.0, já perceberam que precisam ter uma equipe multidisciplinar e não focada exclusivamente em direito.

noo-modelo-de-gestao-jurirdicas-768x427

A imagem acima representa o impacto da mudança na estrutura dos escritórios. O que atualmente é denominado “Estrutura Piramidal”, passará para o formato de “Estrutura em forma de foguete”, onde será comum empregar profissionais mais familiarizados com tecnologia e com grande conhecimento em gestão de projetos (profissionais que não necessariamente são bacharéis em direito).

Toda essa transformação no modelo de negócio dos escritórios de advocacia se faz necessária para um motivo: atender ao novo perfil de consumidor de serviços jurídicos!

Foco na necessidade do novo perfil cliente jurídico

Da mesma forma que os escritórios e empresas precisam adaptar o seu modelo de gestão na advocacia 4.0, será necessário uma readaptação no formato de atendimento ao consumidor jurídico também.

A relação do advogado com o seu consumidor está longe de ser moderna. Afinal, o consumidor de serviços jurídicos evoluiu muito nos últimos 10 anos, o que exige muito dos escritórios que desejam se manter relevantes para os próximos anos.

O consumidor está a maior parte do seu dia conectado ao seu smartphone. O conteúdo ou serviço que ele está consumindo é do seu escritório?

Não podemos negar que já está mais que na hora de os escritórios se adaptarem a um modelo de prestação de serviços online. O consumidor conectado exige um fornecedor conectado!

Neste artigo sobre marketing jurídico de conteúdo você encontra dicas para começar a dar os primeiros passos.

Conclusão

A tecnologia é uma aliada do advogado na advocacia 4.0. Não há nenhuma possibilidade concreta dos profissionais do direito serem substituídos pelas máquinas.

bom advogado precisa ter consciência de que adaptar-se é fundamental para se manter relevante. Isso quer dizer que será necessário possuir conhecimentos que vão além da advocacia.

O crescimento de novas empresas de tecnologia aplicada ao mercado jurídico é uma prova de que estamos no caminho certo para tornar o nosso ecossistema cada vez mais desenvolvido. Dessa forma, podendo auxiliar os escritórios de advocacia e empresas a se destacarem na advocacia 4.0!

Como o seu escritórios tem se preparado para a advocacia 4.0? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco o seu ponto de vista! 😉

Fonte:

https://www.aurum.com.br/blog/advocacia-4-0/

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s