A última instalação de Yayoi Kusama “oblitera” um apartamento inteiro em flores vermelhas.

Yayoi-Kusama-NGV-1

A artista japonesa Yayoi Kusama é uma lenda viva graças a sua arte de instalação extravagante e inspiradora. Talvez mais conhecida por criar espaços imersivos e infinitos chamados Mirror Rooms, outra faceta de sua carreira gira em torno da Obliteration Room, na qual os espectadores “obliteram” espaços internos comuns com adesivos coloridos. Uma de suas mais recentes comissões corrige o conceito de apagamento e faz com que ele pareça totalmente novo. Em vez de colocar em camadas um arco-íris de círculos, flores em flor estão em exibição.

A instalação de Kusama é chamada de Flower Obsession, e foi um apartamento encenado criado para a inaugural Galeria Nacional da Trienal de Victoria. Enquanto estava lá, as pessoas recebiam margaridas do Gerbera falsas e adesivos de flores e convidavam para colocá-las onde quer que quisessem – do chão ao mobiliário. No final da duração de quatro meses do programa, a morada estava completamente encoberta nas flores vermelhas, como se a natureza tivesse recuperado um espaço abandonado.

A decisão de usar as flores remonta ao início da arte de Kusama. “Um dia, depois de olhar para um padrão de flores vermelhas na toalha da mesa, olhei para cima para ver que o teto, as janelas e as colunas pareciam ser rebocadas com o mesmo padrão floral vermelho”, lembra Kusama em um comunicado de imprensa para a apresentação. “Eu vi a sala inteira, todo o meu corpo, e todo o universo coberto de flores vermelhas, e nesse instante, minha alma foi destruída … Isso não era uma ilusão, mas a própria realidade.”

A artista japonesa Yayoi Kusama criou uma reviravolta na sua Sala de Obliteração.

Yayoi-Kusama-NGV-5

Yayoi-Kusama-NGV-4

Em vez de pontos coloridos, os espectadores foram convidados a colocar margaridas gerbera falsas e adesivos de flores onde quisessem.

Yayoi-Kusama-NGV-6

Yayoi-Kusama-NGV-2

A arte de instalação é apropriadamente chamada de Flower Obsession, e apareceu na National Gallery of Victoria Triennial.

Yayoi-Kusama-NGV-3Yayoi-Kusama-NGV-7

Fonte:

Yayoi Kusama: Website

My Modern Met granted permission to use photos by Eugene Hyland.

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s