Motivação para estudar na faculdade.

Uma coisa que percebo quando estou na faculdade é que os alunos quando entram na faculdade logo perdem a motivação para estudar… tem uma tendência a deixar para estudar em cima da hora da prova, fazem os trabalhos de qualquer jeito ou não se importam muito com suas notas passando mais pela média do que se preocupam em ter notas boas, acima da média.

Acho que uma coisa que a faculdade de Direito me trouxe foi a busca pela excelência. Mas não foi desde sempre assim… eu quando mais nova também passei por isso de não me importar muito com meu desempenho em sala de aula… quando eu fazia faculdade de Moda eu estava mais preocupada em fazer o que eu queria do que com a nota que eu ia tirar.

Por exemplo as vezes os professores mandavam a gente costurar uma saia e eu fazia um vestido… as vezes eu fazia coisas que não estavam no script do projeto a ser desenvolvido pela matéria proposta porque eu acreditava que da forma que eu ia desenvolver ia ficar melhor do que o proposto pelo professor.

E eu tinha problemas com isso. Em seguir ordens.

Mas era uma pessoa muito criativa e tal…

Acho que uma coisa que você tem que encontrar motivação pra continuar fazendo o que você está fazendo é pensar no que você gosta de fazer dentro da sua área de estudo.

Por exemplo, quando eu estudava Moda eu queria ser estilista. E isso era o que me motivava… e quando eu não consegui entrar nessa área e eu continuei trabalhando com produção de Moda e outra coisa que me motivava era ter um salário melhor e eu não estava conseguindo melhorar o meu salário eu desisti da carreira.

Então uma coisa que é importante você estabelecer são metas realistas sobre a carreira que você está cursando. Porque não adianta você querer ganhar 10.000 reais como recém formado porque isso não vai acontecer… e isso pode te trazer um sentimento de frustração e te fazer desistir da sua área. Você precisa pensar que existe um caminho a ser trilhado, que você vai primeiro estagiar, e que as vezes até o estágio pode ser suprimido pela falta de oportunidades que o mercado vem sofrendo e que a luta de entrar no mercado de trabalho é grande. E que você conseguindo o seu salário será modesto e que só vai aumentar ao longo de muitos anos de experiência e isso só com o tempo mesmo e muito investimento em educação.

Você deve fazer pesquisas salariais sobre sua área de atuação pra ter uma perspectiva de curto, médio e longo prazo pra te facilitar a não ficar ansioso e escolher melhor em qual área se especializar se o seu fator decisivo for “retorno financeiro”, porque se for vocação aí o papo é outro…

Uma coisa que pode te ajudar nesse sentido é aplicar uma técnica chamada BWA que é escrever num papel no centro dele o seu objetivo por exemplo escolher uma determinada área de atuação e colocar os pontos negativos e positivos de escolher essa profissão. E de outro lado escrever os pontos positivos e negativos de não escolher essa profissão.

E pode fazer isso para várias áreas que você estiver para decidir.

Seja por qual motivo que você tiver para essas áreas.

Isso serve para se você estiver prestando um vestibular ou se você já estiver na faculdade e quiser escolher uma área de atuação dentro do seu curso.

Dessa forma você aumenta sua previsibilidade em relação ao futuro e te deixa menos ansioso e com menos medo de errar na sua escolha. Pois fará uma análise mais consciente.

Outra coisa que pode te motivar a estudar além de decidir qual caminho escolher de atuação, seja encontrando sua paixão ou aquela área que te dará um melhor retorno financeiro é você procurar pessoas que te inspiram…

Eu procuro assistir vídeos de pessoas que me inspiram dentro da minha área ou pessoas que me inspiram sobre temas variados, Por exemplo… a Débora Aladim que trata de assuntos relacionados á vestibular é uma pessoa que me inspira pois ela sempre tem dicas sobre motivação, compartilhando a história dela, O pessoal das plataformas digitais de estudo como o Jubilut, o Ferreto, o Gilberto Augusto… eu gosto de acompanhar essas pessoas porque além do conteúdo que eles passam eu gosto das postagens deles.

Dentro da minha área eu gosto muito da Mariana Gonçalves do Minutos de Direito que pra mim é minha maior referência de um canal e blog de sucesso… sabe aquela pessoa que a gente pensa “quando eu crescer eu quero ser assim?” hahahhaahah então… são essas pessoas que a gente tem que se cercar para nos inspirar e nos motivar a seguir em frente e melhorar o que a gente já faz.

E isso nos leva á outro tópico que é ter um objetivo para se motivar, seja uma prova, seja tirar uma nota boa, seja aumentar o seu coeficiente de rendimento, seja fazer uma iniciação científica, participar de um grupo de estudos… tudo isso pode nos ajudar a ter mais vontade de estudar mais.

Porque quando você foca num objetivo desses você se dedica mais e consequentemente estuda mais e adquire um maior repertório. E percebe que as matérias se tornam mais fáceis para você.

Outra coisa é procurar não se manter tão ansioso, ou pegar pra você tantas atividades que você não consiga dar conta de fazer tudo aquilo. Estabeleça metas reais, novamente falando… procure estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo, talvez planos que você tenha pra esse semestre, e planos que você tenha pra um ano e outros que você tenha pra mais tempo como passar na OAB ou preencher as atividades complementares.

E se foque em ir cumprindo esse planos no dia a dia. Pois tudo é questão de planejamento. De ir cumprindo suas metas diárias. Não se lê um livro de 800 páginas em 1 dia… e sim durante vários meses um pouquinho. É uma coisa que se constrói.

Outra dica é você procurar fazer meditações para acalmar sua mente e sua respiração, seu estado de espírito principalmente em dias de prova que exigem um nível de concentração um pouco maior e um estado de espírito um pouco mais calmo. E se você tiver dificuldades com questões emocionais pode ser legal você pode procurar um psicólogo ou coaching para te ajudar nessa caminhada.

Outra coisa importante é você se dar tempo para o descanso e atividades de lazer pois a vida não se resume apenas á estudar. Faça amizades, saia com os amigos… faça coisas que você gosta, se é uma academia que você gosta, faça, se você gosta de ir ao parque, ou caminhar com seu cachorro, ir á restaurantes, ir ao cinema, á exposições de arte, em fim, se divirta de maneira saudável e que não comprometa seus estudos e que te alimente de maneira positiva e te traga mais repertório cultural.

Sobre ter um instagram de estudos, um canal de youtube sobre sua área de estudos, um tumblr, também é uma forma positiva de se motivar… tome apenas cuidado para não passar tempo demais neles e não dando conta de estar estudando de verdade ou dando importância demais para comentários negativos que podem surgir nessas redes pois sempre pode aparecer gente para querer te derrubar. E o intuito dessas redes é a motivação e não o contrário.

Enfim, acho que esse é o combo de dicas que eu posso trazer pra vocês hoje, até a próxima!

Beijão

Mah!

Damasio1

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s